O professor Doutor Antônio Carlos Rocha Botelho, neste livro, discute possíveis relações com a pedagogia de projetos a partir da realidade de cada unidade educacional, propondo uma metodologia de trabalho capaz de minimizar a violência no espaço escolar, principalmente quando a instituição não adequa a sua proposta pedagógica à realidade de sua clientela. Todavia, essa violência é fruto da exclusão social, focada na desagregação familiar, no desemprego, no tráfico, na prostituição, e em toda uma gama de exclusão que só faz aumentar a segregação social desse contigente populacional. No decorrer da leitura, o autor chega a algumas conclusões, dentre elas a de que a metodologia de projetos utilizada para enfrentar a violência na escola tem se mostrado bastante significativa, fazendo com que o leitor possa compreender que é fundamental o diálogo e a negociação de normas e valores de convivência e reconhecimento dos distintos atores da comunidade escolar como sujeitos de direitos e responsabilidades na construção da convivência quanto à construção de um ambiente educacional democrático capaz de gerir seus conflitos inevitáveis de forma pacífica, agindo contra a reprodução da violência e fomentando, dessa forma, uma cultura de paz.Leitura que se faz muito importante aos professores e profissionais em educação que lidam, principalmente, com vários conflitos gerados no ambiente escolar e que estão em busca de respostas a fim de solucioná-los.