O jogo de xadrez se tornou uma atividade que aproximou a geometria da estética, e vice-versa. As formas e os movimentos de cada peça teceram uma rede de atividades, de questionamentos e de reflexões, apresentadas neste livro em seis capítulos. Assim, o jogo de xadrez passou ser usado não só como um recurso para a produção de problemas e desafios, ou mesmo para melhorar a concentração, a organização e a interatividade social que muitos jogos propiciam, como passou a ser um objeto, uma ferramenta que produz as mais variadas experiências matemáticas que, por não excluírem relações com outras áreas do conhecimento, ajudam a refletir sobre novas formas de se elaborarem currículos de matemática.O jogo de xadrez se tornou uma atividade que aproximou a geometria da estética, e vice-versa. As formas e os movimentos de cada peça teceram uma rede de atividades, de questionamentos e de reflexões, apresentadas neste livro em seis capítulos. Assim, o jogo de xadrez passou ser usado não só como um recurso para a produção de problemas e desafios, ou mesmo para melhorar a concentração, a organização e a interatividade social que muitos jogos propiciam, como passou a ser um objeto, uma ferramenta que produz as mais variadas experiências matemáticas que, por não excluírem relações com outras áreas do conhecimento, ajudam a refletir sobre novas formas de se elaborarem currículos de matemática.Este livro discute qual o conteúdo de Matemática é mais desafiador e tem mais significado para os alunos. Como a disciplina é cercada pelo mito da dificuldade, o autor se valeu do xadrez como recurso didático para gerar situações prazerosas que desenvolvessem o gosto pelas experiências matemáticas. O xadrez é utilizado como exemplo de um recurso para ensinar conceitos e procedimentos matemáticos que sirvam também de objeto de estudo para a reflexão sobre pesquisas que possam ser feitas em outras áreas do conhecimento. Computadores, vídeos, jogos, lousa e giz são vistos como caminhos igualmente válidos, desde que sejam investigados em profundidade para entender o que cada um deles pode oferecer ao ensino da Matemática.