Com concepção e projeto de Paulo Lima (publisher da Trip Editora) e Rafic Farah (arquiteto e designer), Carlos Motta e a vida percorre o caminho que une vida e obra de seu protagonista - sem ser um catálogo de suas peças nem tampouco sua biografia. A publicação espelha a convicção de Motta de que todos os elementos de sua vida se complementam e se alimentam mutuamente, de maneira indissociável: a família, os amigos, o surfe e o trabalho. No livro, a história de Carlos Motta e a sua concepção do trabalho criativo são apresentadas a partir das entrevistas concedidas por ele a Adélia Borges (jornalista e curadora), Alfredo Pimenta (arquiteto) e Paulo Lima, combinadas a depoimentos de clientes, amigos e parentes. Toda essa rede de ideias e declarações se articula de forma coloquial e espontânea, como se o livro recuperasse um só longo bate-papo. Gilberto Dimenstein, José Zaragoza, Paulo Mendes da Rocha, Sérgio Rodrigues e Walter Salles são alguns dos entrevistados que deixam no livro seu depoimento sobre Carlos Motta. Ao longo de três décadas, o nome de Carlos Motta se estabeleceu no mundo do desenho industrial e da arquitetura como uma marca muito particular, que tem por características principais o uso da madeira e a preocupação com a responsabilidade ambiental e social - preocupação pioneira, que em Motta nasce não das constatações e necessidades do mundo de hoje, mas de suas próprias convicções pessoais. Assim, o arquiteto se tornou referência quanto à obtenção de qualidade com respeito à natureza e valorização do trabalho artesanal e da identidade brasileira. Os ideais que orientam seu trabalho aparecem, no livro, ao longo de todo o relato de sua trajetória, e ganham expressão máxima no capítulo "Redescobrimento" - no qual se retratam, em fotos de Fernando Laszlo, vinte peças de mobiliário feitas com madeira reaproveitada, ou redescoberta. O design brasileiro vive um momento especial. Tem demonstrado na última década o amadurecimento de seus criadores e comprova que as possibilidades de bom design deixaram de ser restritas ao mercado externo. Carlos Motta é um dos nomes desta geração de criativos que reinventou o mobiliário tradicional brasileiro e que tem conquistado cada vez mais o mercado internacional. Reconhecido por sua criatividade e sofisticação, o trabalho do designer é destaque em lojas européias e norte-americanas e em publicações especializadas (como a edição de junho de 2010 da revista inglesa Wallpaper). A publicação vem acompanhada de um DVD, intitulado Carlos Motta nas ondas da vida. O documentário tem duração de 30 minutos e contempla, como o livro, a vida e o trabalho de Motta.