O termo "tecnologias" tem sido muito empregado em Educação, com os mais diversos sentidos e significados. Neste livro reflito sobre as relações que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento: a educação e as tecnologias. Meu desafio foi o de falar sobre o tema sem entrar em discussões mais aprofundadas do campo específico da Educação, com seus jargões profissionais, suas teorias e abordagens. Por outro lado, era preciso explicar as tecnologias, sobretudo as mais novas tecnologias de comunicação e informação, de uma forma que todos entendessem, mesmo aqueles que nunca chegaram perto do computador nem navegaram na internet. Parti da idéia de que o tema "Educação e tecnologias" deveria ser abordado de forma abrangente, simples e esclarecedora, mas sem deixar de apresentar e refletir sobre os grandes avanços que as tecnologias podem oferecer à educação. Dessa forma, inicio o livro com um exemplo surpreendente de como é possível fazer educação mediada pelas mais novas tecnologias digitais. Dediquei o resto do livro para contar a longa história de relacionamentos entre os vários tempos da sociedade, os avanços tecnológicos sucessivos e os seus reflexos na educação.