Nesta obra está reunida a maior parte dos escritos de Marilena Chaui dedicados ao tema da educação, em sentido amplo: memórias da aluna e da professora, reflexões sobre o ensinar e o aprender, análises teóricas, intervenções públicas, propostas, etc. A autora não faz o papel de filósofa que quer dar modelos educacionais ou armar teorias do aprendizado; descobre-se, pelo contrário, a professora e pensadora, a educadora que logra conciliar o vigor da experiência própria à profundidade teórica e soldá-los pelo empenho político a serviço da educação, uma educação essencialmente vinculada à democracia. Uma das linhas mestras da meditação de Marilena sobre a educação é o combate ao autoritarismo presente em nosso sistema de ensino (ora mais visível, como na ditadura, ora menos visível, como hoje). Com efeito, as tentativas de estabelecer uma relação pedagógica antiautoritária devem culminar precisamente no que a autora denomina pedagogia democrática ou relação pedagógica democrática, preparando o caminho para a questão maior da construção de uma sociedade democrática. Homero Santiago