Este livro contém reflexões sobre os desafios dos profissionais que gerenciam processos simbólicos em organizações complexas. rata-se de um rico inventário das questões com que se defrontam os especialistas em relações públicas, bem como os jornalistas, publicitários ou produtores editoriais, envolvidos em projetos de comunicação integrada dentro das empresas ou das agências governamentais. Suas matrizes teóricas são principalmente os pesquisadores brasileiros da área, sem naturalmente deixar de referenciar os autores estrangeiros mundialmente legitimados. Seu foco de análise concentra-se naquela dimensão comunicativa que Aristóteles tinha valorizado séculos atrás - a dialogicidade. Sem diálogo não existe comunicação. O mundo contemporâneo - veloz, intenso, nervoso - pressupõe relações humanas pautadas pela informação eficaz e pela argumentação competente. Esse desempenho só pode ser obtido se os indivíduos que atuam no comércio, indústria, escolas ou governo forem capazes de potencializar a tecnologia. Ou melhor, forem competentes para exercitar a interatividade à distância. Nesse sentido a internet converte-se em instrumento para dinamizar as relações interpessoais e os consensos grupais na tentativa de dirimir controvérsias. Este é um livro não apenas útil para os estudantes dos cursos de Comunicação Social, mas também para os gestores empresariais, civis ou governamentais. Ele pode ainda oferecer pistas para que os cidadãos comuns tomem parte ativa nas comunidades a que pertencem.