O texto aqui apresentado é adaptação à tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em 2011. Trata-se de pesquisa inédita sobre o papel reflexivo (ou não) do professor de Direito. Os resultados da pesquisa de campo - nunca antes realizada - na área jurídica busca descortinar como se desenvolve a ação pedagógica desta equipe docente. Um dos objetivos dessa pesquisa inédita, de caráter etnográfico, foi confirmar ou refutar principais traços sobre a docência do professor de Direito assinalados nas últimas décadas pelos autores mais representativos do ensino jurídico. Pretendeu também a autora verificar hipótese aventada a partir de suas leituras quanto à questão dos professores de Direito agirem do jeito que afirmam os autores e porque não refletem sobre sua ação pedagógica. Várias características da profissionalidade docente no ensino superior levantadas podem ser aproveitadas para uma reflexão sobre a docência universitária em geral. A importância da presente obra está na sua contribuição aos estudos interdisciplinares da Educação em Direito e à qualificação dos professores da área jurídica e universitária em geral. A autora espera, com este texto, colaborar com todos os professores universitários a partir do detalhamento do professor de Direito numa região determinada para que se sintam motivados a refletir sobre seu papel pedagógico insubstituível e sobre sua responsabilidade na formação de futuros profissionais.