Os três ensaios aqui reunidos não pretendem, de modo algum, fornecer uma introdução ao pensamento kantiano ou um resumo de seu sistema. Não que empreendimentos assim sejam desprovidos de utilidade: como o conhecimento da filosofia faz parte da bagagem do homem culto, é desejável e necessário que se ponha à disposição do público aquilo que ele tem o direito de exigir, a saber: o meio de conhecer, sem demasiado esforço, teses, posições, resultados, regras de vida - em suma, as opiniões dos pensadores do passado, tudo o que, desde a Antiguidade, transmite a doxografia. O objetivo proposto aqui foi outro. Não se trata tanto dos pensamentos de um grande autor quanto de seu pensar; não tanto de seus resultados quanto de seus problemas e de sua gênese. Esta obra trata de pesquisas, da busca de um espírito tão sério como inquieto e que não se contenta em conhecer a natureza ou os restos deixados pelo pensamento de seus predecessores, mas que deseja compreender, que deseja até mesmo compreender o que poderia significar compreender. Em outros termos, o propósito aqui não é simplificar o pensamento kantiano, o pensar de Kant, mas apresentá-lo, na medida de nossas capacidades de compreensão, tal como ele se cria a partir de uma intenção primeira - que só se descobre, por sua vez, ao final.