"Estudar a Educação Moral e Cívica como disciplina escolar pressupõe explicar as transformações ocorridas em uma disciplina ao longo do tempo. Assim, torna-se possível identificar os fatores ligados a conteúdos e métodos de ensino, o que nos possibilitará a articulação de propostas mais consistentes e estruturadas do currículo escolar. Ao pesquisar a disciplina escolar Educação Moral e Cívica no Atheneu Sergipense, recuperou-se a vida da disciplina escolar apresentando os conteúdos, as atividades propostas, exercícios e avaliações. Através da leitura dos diários de Classe, dos exercícios, trabalhos escolares e das atas de reuniões de professores, foi possível perceber a relação entre os conteúdos da Disciplina e a dinâmica das atividades utilizadas pelo professor nas aulas e nas atividades que perpassavam além da classe tais como: desfiles cívicos, palestras, manifestações, congressos, etc... Dessa maneira, foi possível perceber que o Ensino da Disciplina escolar Educação Moral e Cívica foi sendo construída e criando formas e maneiras de se fazer presente no cotidiano do Atheneu Sergipense."