O Livro da Sabedoria permite abordar a questão da compatibilidade ou da incompatibilidade da religião e da filosofia, mas também a da não oposição possível ou impossível, da transcendência de Deus e da sua imanência no cosmo e na história. Daí a necessidade de um mediador ou de um intermediário, terceiro incluso que o Livro de Salomão chama de Sophia, e São João chama de Logos. O Livro da Sabedoria é realmente o livro que faz a articulação entre o Primeiro e o Segundo testamentos, assim como ele faz a articulação entre a revelação e a filosofia. À imagem desta sabedoria que mantém unidos, sem confundi-los, sem separá-los, thanatos e athanatos, o visível e o invisível, a Eternidade e o tempo, o Infinito e o finito, o homem e Deus.O Livro da Sabedoria permite abordar a questão da compatibilidade ou da incompatibilidade da religião e da filosofia, mas também a da não oposição possível ou impossível, da transcendência de Deus e da sua imanência no cosmo e na história. Daí a necessidade de um mediador ou de um intermediário, “terceiro incluso” que o Livro de Salomão chama de Sophia, e São João chama de Logos. O Livro da Sabedoria é realmente o livro que faz a articulação entre o Primeiro e o Segundo testamentos, assim como ele faz a articulação entre a revelação e a filosofia. À imagem desta sabedoria que mantém unidos, “sem confundi-los, sem separá-los”, thanatos e athanatos, o visível e o invisível, a Eternidade e o tempo, o Infinito e o finito, o homem e Deus.O Livro da Sabedoria permite abordar a questão da compatibilidade ou da incompatibilidade da religião e da filosofia, mas também a da não oposição possível ou impossível, da transcendência de Deus e da sua imanência no cosmo e na história. Daí a necessidade de um mediador ou de um intermediário, “terceiro incluso” que o Livro de Salomão chama de Sophia, e São João chama de Logos. O Livro da Sabedoria é realmente o livro que faz a articulação entre o Primeiro e o Segundo testamentos, assim como ele faz a articulação entre a revelação e a filosofia. À imagem desta sabedoria que mantém unidos, “sem confundi-los, sem separá-los”, thanatos e athanatos, o visível e o invisível, a Eternidade e o tempo, o Infinito e o finito, o homem e Deus.