O acirramento dos conflitos bélicos, a expansão desenfreada da violência e do terrorismo, além da crise sem precedente das instituições sociais e jurídicas, em âmbito tanto nacional quanto internacional, manifestam a relevância urgente do debate sobre os desafios interpostos pela realidade e comprovam a importância de elaborar e difundir a educação intercultural, método cuja proposta essencial reside na valorização das diferenças, tendo em vista a sua integração harmônica e equânime. Atualmente os meios de comunicação alcançaram tal progresso que tornam possível oferecer-nos a oportunidade de estar em contato simultâneo com acontecimentos que ocorrem em diferentes e distantes regiões do planeta. No entanto, as imagens e as informações que nos transmitem apenas produzem enfoques parciais e versões fragmentadas da realidade que dizem registrar, sem que se tenha interesse em apontar que vínculo contextual une os eventos e os fatos apresentados. Não se indaga, por exemplo, que significados assumem essas mediações para os vários grupos socioculturais, isto é, como cada cultura assimila o teor das reportagens divulgadas. Este livro focaliza a trajetória dos estudos que vão do multiculturalismo à educação intercultural e analisa questões suscitadas em práticas educativas na escola e nos movimentos sociais. As relações entre mídia e educação, examinadas segundo a perspectiva intercultural, dão ensejo a repensar práticas educativas, em que se construam e fortaleçam propostas voltadas para a conquista de uma convivência criativa entre diferentes grupos socioculturais. Mais que afirmar verdades precipitadas e efêmeras acerca de uma realidade ainda em formação, esta obra coletiva almeja estimular novos debates que a enriqueçam, e sobretudo despertar no leitor e na leitora uma visão crítica e diferenciada do mundo de hoje.