Batizado de Webs Progressivas, o modelo de planejamento proposto aborda também um estilo de gestão onde o crescimento está intimamente atrelado à cuidadosa mensuração dos resultados gerados - tanto do ponto de vista financeiro quanto do de experiência do usuário. O livro conta ainda com uma área reservada para as opiniões de especialistas em diversos setores relacionados à Internet sobre tendências do mercado brasileiro. Profissionais como Luli Radfahrer (UnderWare), Sérgio Herz (Livraria Cultura) e Índio Brasileiro (FirstCom e ITC Ventures), dentre outros, aplicam as suas experiências como base para delinear os caminhos que o nosso mercado deverá percorrer. Complementando o conteúdo teórico, quatro dos maiores cases brasileiros são analisados no livro - o site da Livraria Cultura, sinônimo de e-commerce bem sucedido; o da Brastemp, estado da arte em atendimento ao consumidor; o portal corporativo da Tesla, famoso pelo alto nível de integração departamental que permite; e uma das campanhas publicitárias mais bem sucedidas da Web brasileira - Dia das Mães Brastemp.