Este livro é um alerta para não cair no erro de tentar achar soluções simplórias para questões e processos complexos, como é o processo de aprender e compreender o mundo. As autoras desconstroem mitos sobre tecnologias e sobre a aprendizagem e propõem uma nova metáfora para entender a sala de aula e a escola: a de um ecossistema. Partindo dessa metáfora, e da epistemologia que pode ser construída a partir dela, as autoras desenvolvem uma concepção de didática situada e inativa, que contempla a cognição humana como um processo complexo e situado num ambiente também complexo. Para entender o que está acontecendo nesse contexto, precisamos de um novo paradigma teórico-metodológico. É isso que as autoras oferecem, mas sem tirar os pés do chão da escola e da sala de aula. Este livro é um alerta para não cair no erro de tentar achar soluções simplórias para questões e processos complexos, como é o processo de aprender e compreender o mundo. As autoras desconstroem mitos sobre tecnologias e sobre a aprendizagem e propõem uma nova metáfora para entender a sala de aula e a escola: a de um ecossistema. Partindo dessa metáfora, e da epistemologia que pode ser construída a partir dela, as autoras desenvolvem uma concepção de didática situada e inativa, que contempla a cognição humana como um processo complexo e situado num ambiente também complexo. Para entender o que está acontecendo nesse contexto, precisamos de um novo paradigma teórico-metodológico. É isso que as autoras oferecem, mas sem tirar os pés do chão da escola e da sala de aula.