Esse livro trata da gestão de custos e resultados em serviços públicos, e é uma evolução em relação à primeira edição que foi publicada em 2008. É um avanço no controle da gestão pública e traz, de forma exemplificativa, 12 casos reais de aplicação prática de custos em órgãos públicos municipais e um estadual. Mais uma vez, não está limitado em unicamente medir se o valor gasto está consistente com limites estabelecidos em legislação especí­fica e/ou verbas orçamentárias. Na realidade, mediante a utili­zação de conceitos econômicos já muito recorrentes na gestão privada, tais como o custo de oportunidade e valor de mercado, propõe um modelo para mensuração e análise da eficiência e eficácia governamental. Nos 12 casos apresentados, mostra-se como aplicar, no setor público, o método de custeio direto, ab­sorção, ABC e pleno. Portanto, exemplifica, na prática real pública, a utilização dos diversos métodos de custeio; desmistifica a ideia de que todos os serviços públicos são gratuitos. Não são, muitos deles têm cobrança direta e outros indireta. Com tal visão, este livro apresenta a forma de se calcular o resultado financeiro e econômico de cada serviço prestado ao cidadão. Assim, mais do que um sistema contábil, é um instrumento de planejamento e controle da gestão pública sob o aspecto financeiro e econômico. A contribuição do livro está em reduzir a atual deficiência dos sis­temas de gestão dos gastos públicos e aumentar a sua transparência. Assim, amplia a base de análises ao incorporar dados e indicadores não financeiros do desempenho das atividades rela­cionadas aos serviços públicos. Na essência, coloca em execução prática diversos modelos que possibilitam ao gestor público e outros órgãos relacionados (como os tribunais de contas e STN) cumprir algumas das atribuições que lhes são atividades pela legislação específica.