Após anos registrando pensamentos sob a forma de artigos e publicando-os para, quem sabe, colaborar naquilo que tem sido uma busca cotidiana, reinventar os sentidos do trabalho dos professores, entendi que seria a oportunidade, também, para me reescrever, para revisitar a historicidade das concepções com as quais trabalho, retomando a sua construção ao longo da escrita, mapeando-as. Então, lancei-me a olhar meu trabalho de escrita nos últimos anos. Esse não foi um processo fácil. Exigiu autocrítica e capacidade de entender que muito poderia ser diferente, e, ao mesmo tempo, entender que se faz algo com base em crenças, estas mudam e também os sujeitos mudam. Desse olhar sobre o que escrevi, resultou a percepção de ter composto um bloco de textos sobre o mesmo tema: o trabalho dos professores como trabalho pedagógico na escola. Nesse bloco, estavam textos escritos e publicados entre 2007 e 2015, elaborados a partir do trabalho desenvolvido como professora e pesquisadora. Nesse período, construímos o que denominamos comunidade acadêmica, o Kairós Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Educação/UFSM. Nesse Grupo, nos últimos anos, como coletivo, nos dedicamos a ampliar a concepção de trabalho pedagógico, pesquisando sobre e sistematizando argumentos. Então, os textos originais, publicados em revistas com selo Qualis, já não são mais os mesmos. Foram rearticulados, revisados, ampliados e recompostos. Assim, mantive nas referências os dados dos textos-base, mas não os cito no texto, devido às alterações necessárias para essa versão. Esses textos estão arrolados nas referências.