O método de Estudo de Casos, uma variante do método Aprendizado Baseado em Problemas, também conhecido como Problem Based Learning (PBL), foi desenvolvido com o intuito de colocar os alunos em contato com problemas reais, de estimular o desenvolvimento do pensa-mento crítico, a habilidade de resolução de problemas e a aprendizagem de conceitos da área em questão. Ele possui a característica de enfatizar o aprendizado autodirigido, centrado no estudante. Pesquisas têm mostrado a sua potencialidade na promoção de um ensino que vise o desenvolvimento de conteúdos não apenas informativos, mas também formativos em cursos de Ciências. O primeiro capítulo do livro versa sobre as origens e a popularização do método no ensino de Ciências, enquanto o segundo capítulo apresenta considerações importantes a respeito do processo de produção dos casos e de estratégias para sua aplicação. No capítulo seguinte, discutimos os principais objetivos e resultados alcançados com o emprego do método no ensino de Química. No quarto capítulo, relatamos uma experiência sobre o uso do método de Estudo de Casos em um curso de Bacharelado em Química. Depois, discutimos em que medida as propostas de ensino pautadas no método de Estudo de Casos podem estimular a elaboração de argumentos por parte dos alunos. O sexto capítulo apresenta uma bibliografia comentada, composta de vinte e nove trabalhos, que tratam do método de Estudo de Casos aplicado à área de Química, localizados a partir de levantamento bibliográfico realizado em revistas da área de Educação em Química. Cada trabalho que integra esta bibliografia é acompanhado de um pequeno resumo, no qual são apresentados aspectos relevantes discutidos em cada obra.