Este livro pratica uma leitura em positivo, o que é uma exigência primordial e sine qua non da teoria da relação com o saber. Não diz o que falta aos alunos da escola rural ou da EJA ou aos que não conseguem ler ou aos que escrevem em internetês, mas qual é o seu mundo, qual é a sua atividade. [...] Os autores deste livro apropriaram-se do conceito de relação com o saber para levantarem novas questões, sem nunca considerá-lo como uma resposta. Isto me parece essencial: relação com o saber é uma nova abordagem das questões relacionadas à educação, à escolarização, à aprendizagem, não é, por si, uma resposta. Bernard Charlot (Universidade de Paris 8/UFS) A relação com o saber situa o profissional de educação num patamar de produtor de saberes e sentidos fundados em uma racionalidade aberta à aprendizagem, à vida no mundo e do mundo, ou seja, numa racionalidade pedagógica. Essa relação com o saber produz significados na medida em que se torna uma prática social vivenciada, tanto na escola como nos outros espaços de formação para a vida no mundo. Esse, portanto, é o convite à reflexão que o livro Relações e saberes na escola: os sentidos do aprender e do ensinar propõe como contribuição ao projeto de reinventar a Educação. Jacques Therrien (UFC/CNPq)