Foi com grande satisfação que recebi o convite de Hélio Cyrino para apresentar este livro. Pelas seguintes razões: a primeira porque foi gostoso de lê-lo, portanto, é um prazer escrever sobre ele; a segunda, porque é uma oportunidade de destacar o acerto de direção que Hélio Cyrino vem imprimindo ao Ensino da Matemática que é o destaque, em posição privilegiada, do histórico e do cultural. Matemática é muito mais que contar e medir, e Hélio destaca isso muito bem, indo às origens do pensamento grego que deu origem ao que hoje entendemos por Matemática. Sua visão externalista da História da Ciência fala, em linguagem simples e historicamente correta, da Economia, da Sociedade, da Educação, da Filosofia e da Matemática na Grécia e, assim, monta o cenário no qual Tales, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Euclides e Arquimedes se movimentarão. E então Hélio não se esquece que Matemática na escola é também contar e medir e que seu livro será lido por alunos que estão cursando nossas escolas, onde a Matemática aparece essencialmente associada à Aritmética e à Geometria tradicional. Vemos fatos geométricos e aritméticos que comparecem nos currículos enriquecidos de forma amena, agradável, e destacamos correta, sem cair no anedotário. Uma bibliografia, que resiste a tentação da demonstração pedântica de erudição e se limita a obras acessíveis ao público a que se destina o livro, completa este agradável e útil primeiro volume de uma prometida série sobre História da Matemática.