A globalização coloca um desafio aos educadores, mostrando a inadequação de um sistema que fragmenta o conhecimento em elementos desconjuntados, aglomerados em torno de disciplinas, dentro de uma estrutura que isola através de fronteiras epistemológicas. A globalização ao se apoiar em realidades multidimensionais, transculturais e transdisciplinares exige não só o olhar vertical, mas também o olhar transversal. Denominada Teoria da Complexidade e Transdisciplinaridade, essa nova visão referenda o agir pedagógico dos professores que apresentam, neste livro, suas experiências. A Complexidade e a Transdisciplinaridade são construções focalizadas neste texto à luz dos pensamentos de Morin e de Nicolescu, respectivamente. Apesar de serem diferentes no tipo de enfoque, elas se complementam. Se Morin, ao longo de suas obras, prioriza a abordagem analítica, destacando as interlocuções entre os diversos saberes humanos, extraindo princípios, Nicolescu se coloca na perspectiva metodológica, formulando uma nova lógica, a lógica do Terceiro Termo Incluído e uma metodologia transdisciplinar que dê conta no tratamento da diversidade e das oposições.