Este livro visa contribuir com o aprimoramento e comprometimento do professor de educação infantil para com seu grupo e com a busca de superação das condições que limitam a prática docente. Os educadores de infância devem ser pessoas preparadas e com competências técnica e afetiva para propiciar às crianças experiências de qualidade. Quando falamos de educadores de infância, estamos nos referindo a pessoas preparadas e qualificadas para exercer a função de promotor de aprendizagens significativas ao grupo sob o qual tem responsabilidade. Nessa experiência, professores e professoras que olharam para suas práticas à luz de teorias específicas que ofereciam subsídio para repensarem suas ações frente ao grupo de crianças sob sua responsabilidade. Isso justifica a diversidade de temáticas trabalhadas neste livro. São apresentados temas voltados às diferentes linguagens, à aquisição da linguagem oral, às atividades propostas em sala de aula, ao bilinguismo, à rotina e às tecnologias. Profissionais de diferentes correntes teóricas e formação participaram deste trabalho que primou pela diversidade. Com essa diversidade temática acreditamos que estamos contribuindo para a formação continuada dos professores de educação infantil. Todos os textos apresentados aqui são resultado de pesquisas e estudos promovidos para responder as necessidades de professoras e professores da educação infantil. Convidamos a todos os interessados na educação infantil a lerem os textos apresentados neste livro, pois todos trazem conteúdos e temas tratados com muita seriedade e objetividade.