As mudanças no mundo do trabalho trazem para os cursos de graduação necessidades de alterações radicais em suas políticas de ensino, pesquisa e extensão. Todas essas questões remetem para a importância de se desenharem novas arquiteturas curriculares na formação de profissionais que estejam abertos à mudança, que possam refletir sobre a sua prática no intuito de mobilizar conhecimentos para uma participação integradora, compartilhada em situações complexas no ato de ensinar e de aprender. O presente livro aborda essa preocupação ao apresentar experiências pedagógicas pautadas pela descrição de diversos procedimentos metodológicos que favorecem a intervenção do aluno, a interação entre grupos, a colaboração no desenvolvimento de projetos e a aprendizagem na prática. No relato de abordagens denominadas diferenciadas para ensino de engenharia, os autores discorrem sobre projetos interdisciplinares, adoção da metodologia aprendizagem baseada em problemas ou baseada em projetos, novos designs, inovação pedagógica e mudança. As mudanças no mundo do trabalho trazem para os cursos de graduação necessidades de alterações radicais em suas políticas de ensino, pesquisa e extensão. Todas essas questões remetem para a importância de se desenharem novas arquiteturas curriculares na formação de profissionais que estejam abertos à mudança, que possam refletir sobre a sua prática no intuito de mobilizar conhecimentos para uma participação integradora, compartilhada em situações complexas no ato de ensinar e de aprender. O presente livro aborda essa preocupação ao apresentar experiências pedagógicas pautadas pela descrição de diversos procedimentos metodológicos que favorecem a intervenção do aluno, a interação entre grupos, a colaboração no desenvolvimento de projetos e a aprendizagem na prática. No relato de abordagens denominadas diferenciadas para ensino de engenharia, os autores discorrem sobre projetos interdisciplinares, adoção da [...]