Como o próprio título deixa claro, este livro busca promover a escuta das vozes infantis, e aqui se coloca em foco como empreender tal escuta no âmbito escolar. Isso só é possível quando se parte do pressuposto de que bebês e crianças têm o que dizer, e de que, mesmo aqueles que ainda não são capazes de se expressar por palavras, “falam” – e muito – por meio da linguagem não verbal. Com base em três blocos temáticos, a saber: 1. Diversidade de realidades e vozes infantis; 2. Escutar adultos para escutar crianças; 3. O que aprendemos com as crianças, a obra não apenas conta o que dizem essas vozes infantis, como também revela o que elas ensinam aos professores e às professoras curiosos por escutá-las e que as valorizam e respeitam. É, acima de tudo, a manifestação de um compromisso de abrir-se às vozes infantis e compreendê-las, de modo a garantir, mediante o diálogo, a escuta e a Educação, o protagonismo das crianças em cada ação e seu pleno desenvolvimento.