"Os textos aqui reunidos apresentam os elementos de um diagnóstico societário amplo, cuja raiz transcende seu escopo, a afirmação de uma práxis que alarga o educativo para além dos muros da escola e, nesse alargamento, a indicação de que a efetiva democratização da sociedade e da educação está vinculada à capacidade de ampliação da participação em todos os espaços da sociedade e do Estado. [...] Ao tomar como eixo de análise diferentes conselhos, e tendo como espaço geopolítico uma das regiões de maior densidade populacional, de acúmulo de pobreza e de políticas autoritárias e clientelistas, Conselhos participativos e escola auxilia a compreender melhor a natureza perversa do núcleo estrutural do capitalismo na sociedade brasileira e de sua manifestação no movimento conjuntural. Ajuda a perceber que mesmo sob essas circunstâncias adversas a mudança desta realidade construída somente é possível mediante a luta e a construção de outra realidade. Este livro resulta da compreensão de que o educativo se efetiva além dos muros da instituição de ensino e a qualidade efetiva da escola no plano do conhecimento, dos valores, dos símbolos e das práticas constrói-se no conjunto da vida social. Explicita-se, de forma muito concreta, a justeza da conclusão de Marx de que fazemos a história em circunstâncias dadas, e não escolhidas, mas que são os seres humanos que fazem a história, e, por isso, as circunstâncias podem ser mudadas. A apropriação da realidade socioeconômica, política, cultural e educacional mediante atividades de pesquisa sistemática, de ensino e pela inserção no âmbito da extensão permitiu a um grupo de docentes da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/Uerj), no município de São Gonçalo e regiões conexas, perceber a potencialidade política e educativa dos diferentes conselhos em funcionamento. [...] Os capítulos expõem análises que circunscrevem, num campo de conflitos, contradições, tensões, riscos e possibilidades, os Conselhos de Educação (federal, estadual e municipal), o Conselho Escolar, o Conselho de Acompanhamento da Bolsa-Escola, o Conselho Tutelar e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Ao mesmo tempo sinaliza que este é um espaço importante de luta cotidiana para alargar o campo dos direitos daqueles que historicamente os tiveram negados. Espaço também de luta política, por qualificar a democracia, por meio de uma efetiva participação na formulação das políticas públicas, no processo concreto de sua execução e fiscalização."