Atualmente a qualidade de processo, de produto e de atendimento está bastante homogênea entre as empresas. O diferencial para a competição está nas estratégias de posicionamento. A busca por novos posicionamentos implica novos investimentos que, por conseguinte, resultam em novas estruturas de custos. Assim, o entendimento da estrutura de custos que se instala junto com decisão de investimentos pode significar o sucesso ou fracasso das organizações. Se a estratégia não produzir os resultados esperados, as receitas não surgirão, mas os custos já estarão instalados. O objetivo deste livro é apresentar, examinar e colocar em bases operacionais as principais metodologias disponíveis para apuração e análise de custos, evidenciando os contextos em que tais metodologias surgiram e foram ou são utilizadas com sucesso. Objetiva-se também mostrar que a estrutura de custos que se instala é, em parte, decorrente das escolhas estratégicas que foram feitas. Este livro estabelece forte vínculo entre a estratégia, as decisões de investimentos e a estrutura de custos. Este é um diferencial da obra. Durante sua leitura, o autor é instigado a refletir, por meio de indagações, sobre as hipóteses ocultas que sustentam os procedimentos operacionais para o cálculo dos custos.