Depois de mais de 400 anos de quase monopólio absoluto no manejo da religião na sociedade na América Latina, a Igreja Católica começa a sofrer uma concorrência nunca antes vista. Com a perda do poder político e a diminuição da influência da Igreja Católica na sociedade latino-americana nas últimas décadas, outras religiões e outras igrejas cristãs passaram a conquistar seus espaços, ganhar respeitabilidade e adquirir seu direito de existir também na esfera pública. Desse modo, quando se vive um clima de mais liberdade de opção religiosa e, com isso, um aumento da concorrência, surge à discussão sobre a eficácia e a eficiência das práticas e serviços religiosos prestados pelas instituições. No nosso caso, a da Igreja Católica. Sem essa concorrência, provalmente a Igreja Católica não estaria discutindo a qualidade dos serviços ou das práticas pastorais de suas paróquias e comunidades. É dentro desse contexto histórico e religioso e que o autor nos apresenta este livro. E espero que seja lido e debatido, não só nas academias, mas também nos grupos engajados nas práticas da Igreja Católica e das outras Igrejas cristãs e também de outras religiões, porque nos propõe uma reflexão pertinente sobe um tema inescapável no mundo onde vivemos: a relação entre a missão das Igrejas e a lógica de marketing, que, ultrapassando os limites da economia, invade hoje quase todos os âmbitos da vida social e cultural.