O livro é parte das produções do projeto interinstitucional "Ciberciências: articulação entre desenvolvimento curricular e formação de professores de Ciências", realizado pela Furg, Pucrs e Unijuí, com apoio da Finep-MCT. Esse projeto sustenta alguns princípios, os quais orientam as tematizações teóricas e práticas dos diversos textos do livro, que reúne um amplo conjunto de autores. Um deles é assumir a educação de professores como um processo contínuo e permanente, constituindo a formação inicial apenas um momento de pôr em marcha um processo que necessita ter continuidade ao longo de toda a vida. Integrar a formação inicial de professores com a educação permanente é um dos objetivos destacados. A tríade formação inicial, formação do professor da educação básica e formação do formador constituem, assim, uma intensa rede de interação. Um segundo ponto é a aposta na pesquisa em sala de aula. Do mesmo modo que problematizar a ciência, é preciso, também, para educar pela pesquisa ou fazer pesquisa como princípio educativo, compreender e problematizar as visões de professores sobre o que é pesquisar. Um terceiro foco é a produção de unidades curriculares de diferentes tipos e formas, seja em forma de unidades de aprendizagem, situações de estudo ou projetos de aprendizagem.