Este livro apresenta, de forma singular, as potencialidades da leitura enquanto experiência de formação e transformação. A partir da vivência/experiência da leitura por adolescentes com liberdade suspensa, num espaço não formal de leitura, num ambiente em que a ausência predomina, Izandra Alves demonstra, por meio de sua pesquisa, que as experiências significativas de leitura, quando protagonizadas por jovens que vivem nos chamados espaços em crise, proporcionam uma alteração em suas subjetividades a ponto de contribuir pra a (re)construção de si. O círculo mágico proporcionado pelas intervenções literárias com estes jovens, as quais mesclaram desde textos literários com diferentes temáticas a músicas de distintos gêneros, evidencia o poder restaurador da literatura. Por meio de uma pesquisa-ação, a autora demonstra em que medida o contato com a leitura literária e com as memórias de leitura podem interferir nessa (re)construção subjetiva do sujeito que se vê em espaços de crise, uma vez que perpassa pelo estudo que é por meio da leitura que podemos nos descobrir enquanto sujeitos e nos reafirmarmos cidadãos de um mundo que nós mesmos podemos (re)criar a partir do que lemos. Enfatizando, desse modo, que a leitura da literatura pode atuar como agente positivo no auxílio de pessoas que vivem em espaços de crise, uma vez que auxiliam esses sujeitos a descobrirem o papel dessa atividade na reconstrução de si mesmos e, também, a contribuição da literatura e da arte para a atividade psíquica.