A gestão de custos tem sido um elemento desafiador para as organizações. Elas têm utilizado os mais diversos instrumentos na busca de maior competitividade. Muitos processos têm sido utilizados como: corte de custos generalizados, emprego da reengenharia na empresa, mudança das metodologias de custeio, estratégia de custos e racionalização dos custos. Quando a empresa constata que os custos e despesas estão próximos das receitas, provocando situações contrárias aos objetivos de retorno dos negócios, levam seus gestores a empregarem métodos para reverter a situação. As decisões sobre os custos na empresa, não devem estar fora do contexto do planejamento de suas estratégias, porque é necessário fazer parte do contexto de como obter o retorno dos recursos empregados nos negócios da organização. Desde a década de 1960, a área de produção vem buscando o emprego de estratégias voltadas para os processos das manufaturas. As novas tecnologias incorporadas aos processos têm permitido inovações para se obter ou manter vantagem competitiva. O processo da globalização surgiu como um elemento importante para vencer as barreiras das grandes distâncias, com o avanço da tecnologia da informação, viabilizou-se a comunicação com rapidez, tornando possível a implantação de projetos a grandes distâncias das matrizes e dos mercados consumidores. Outro elemento importante, devido às longas distâncias, são as soluções desenvolvidas pela logística, para vencer as grandes distâncias e proporcionar baixos custos. A estratégia de manufatura nas organizações mais eficientes vem adotando todos essas soluções para manter-se competitiva.