Planejamento Participativo na escola relata o trabalho pedagógico efetivado numa escola de 1o grau, do qual participarama família e a comunidade. Teoricamente, baseou-se no processo de educação permanente de Pierre Furter, na educação conscientizadora de Paulo Freire e na proposta de Planejamento Participativo de Seno A. Cornely.Preocupa-se em desenvolver um processo educativo centrado no aluno e na sua realidade pessoal e contextual, que se efetive como tarefa contínua, política, em que a comunidade participe não só de execuções mas de decisões.Propõe transformar a escola em um centro polivalente, integrando os vários setores da atividade humana. O planejamento deixa de ser obrigação para transformar-se em instrumento de ação pedagógica. Partindo de uma concepção humanística, é um planejamento flexível que procura se adaptar a cada situação específica. Suas estratégias são o diálogo, a contribuição pessoal e a colaboração de todos os envolvidos.O presente texto não pretende ser definitivo: limita-se a sugerir propostas de ação genéricas e abrangentes que se aplicarão, com as necessárias adaptações, a comunidades com problemas semelhantes.