André Paula Bueno cultiva um elo visceral com as manifestações populares que dão identidade às regiões brasileiras. Neste trabalho, ele se volta para as festas tradicionais do Bumba-boi maranhense realizadas anualmente em São Paulo, descrevendo o seu ciclo narrativo e o papel das toadas na organização do sentido geral dessas “brincadeiras de Boi”. O autor foi a campo colher um vasto material de pesquisa, confrontando as práticas paulistanas com as manifestações originais do Estado do Maranhão e se servindo de recursos semióticos para a compreensão e explicação do rito como um todo. Mais do que isso, André integrou-se como personagem participante de algumas versões desses autos praticados num morro do distrito do Butantã, em São Paulo, de maneira que pôde também saborear os conteúdos que só emergem da experiência direta com o famoso folguedo. O registro de todo o trabalho neste livro-CD tem ainda o mérito de “eternizar” a sonoridade de uma seqüência de toadas que costuma desaparecer com o término da festa: os cantos executados em 20 de junho de 1992 permanecem vivos, tanto nas faixas deste disco como nas descrições fiéis elaboradas pelo pesquisador. É uma arte social das metáforas a que a crítica do romance moderno não se familiarizou, como se não fizesse parte dos fundamentos da literatura escrita.