Este livro apresenta um roteiro de como organizar as tarefas e desenvolver um projeto de TCC, de maneira prática e operacional. Depois de expor os conceitos introdutórios e explicitar como utilizar o guia, o texto expõe os ensinamentos visando à montagem de projetos de Plano de Negócio para nova empresa (PN) (capítulo 2); Plano de Negócio para empresa já existente (PE) (capítulo 3); Plano de Comunicação Integrada de Marketing (PCIM) (capítulo 4); e Monografia (M) (capítulo 5). Cada capítulo trata somente do plano que o estudante escolheu para fazer seu TCC, orientando como desenvolver o trabalho em relação a todos os itens do roteiro e de seus respectivos conteúdos. Em cada item do roteiro do plano escolhido existe uma explicação de como construir o texto. Os Capítulos 6 e 7 tratam de temas pertinentes aos tipos de projetos. O 6 fornece as Matrizes de Análise de Mercado, enquanto o 7, lembretes e um estudo de caso. Finalmente, o Capítulo 8 descreve um roteiro de como formatar um trabalho de TCC e como apresentá-lo de forma escrita e oral. Guia operacional para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso dos cursos de graduação em Administração, Marketing e Comunicação Social (habilitações em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo) e de pós-graduação (lato sensu) em Administração de Negócios, de Marketing e de Comunicação Integrada de Marketing.