Este livro do Antonio Carlos Gomes de Mattos é uma peça fundamental para os pesquisadores de cinema do nosso país. Destina-se também aos cinéfilos, estudantes de cinema e aos que se dedicam ao campo da comunicação. Ele vem preencher uma lacuna na bibliografia especializada, carente de obras que pensam o cinema como uma manifestação do pensamento e da cultura contemporânea. Mas, acima de tudo, é um texto criterioso e muito bem escrito, com análises originais do período focado e dos filmes, assim com uma documentação detalhada das obras que construíram a tradição de qualidade do cinema francês. É um livro que se lê com prazer e os estudiosos de cinema o terão também em suas estantes como a excelente fonte de consulta que ele é. Miguel Pereira Este livro reexamina a obra dos grandes diretores e os principais filmes do cinema francês clássico (1930-1959), que legou uma herança de excelentes espetáculos populares e realizações duradouras para a cultura cinematográfica. Em linguagem accessível, o autor faz um resumo da situação da indústria de cinema francesa até os primeiros tempos do cinema sonoro e aborda temas como o cinema da Frente Popular, da Ocupação e do pós-guerra até o advento da Nouvelle Vague, destacando a participação de René Clair, Marcel Pagnol, Jacques Feyder, Jean Renoir, Marcel Carné, Julien Duvivier, Henri-Georges Clouzot, Christian-Jaque, Jean Grémillon, Jean Cocteau, Jacques Becker, Robert Bresson, entre outros realizadores. O presente trabalho é também uma obra de referência, com sinopses e fichas técnicas complementadas por comentários dos filmes.