Exportar é um desafio a ser vencido com profissionalismo e o conhecimento das ferramentas de promoção comercial, em esforço conjunto dos setores público e privado para a criação de cultura exportadora. Hoje, condição essencial para o êxito no comércio internacional. Este livro é resultado de notas de sala de aula, pesquisa e análise de casos de empresas que ousaram iniciar o processo de internacionalização de seus negócios, nos mais diversos setores da economia. Aborda temas como a estratégia e a inteligência comercial, a participação em feiras e exposições internacionais, missões comerciais e sistemática de exportação: conceitos, operacionalização e práticas. Dedica-se especial atenção a aspectos da negociação e os processos decisórios interculturais nas exportações, com dicas úteis. Foi elaborado para os profissionais e estudantes de comércio exterior, empresários e o público em geral. Trata-se de um manual para consultas sobre promoção comercial, oferecendo uma relação de sítios especializados em comércio exterior, informações sobre legislação básica e relação dos Setores de Promoção Comercial (Secom´s) nas Embaixadas e Consulados do Brasil no exterior.