Os autores e autoras desta coletânea, partiram do pressuposto de que o trabalho pedagógico em suas diferentes 'variantes necessita ser submetido ~a revisões constantes. Revisão, pois, não distanciada do contexto social e das modificações históricas que o geraram. A revisão da escolarização é processo que enlaça passado, presente e futuro a partir do entorno social, cultural e educacional do momento em que a revisão crítica ocorre. A revisão, entendida como processo em transformação, ou seja, guiada pela perspectiva histórica e ocorrendo em meio ao próprio processo de transformação, é a ação teórico-prática que poderíamos denominar de revisão contextualizada, geradora de trabalho pedagógico contextualizado. Todo trabalho pedagógico consciente é intencional e necessita de sistematização real que envolva realidades sócio educacionais concretas. A materialização da sistematização da educação requer a opção por um trabalho pedagógico que realize a mediação entre teoria e prática, pensamento e ação, sujeito e objeto, esferas heterogêneas da vida ilida cotidiana) e esferas homogêneas da vida não-cotidiana, requer, também, a mediação entre o saber que o educando domina e o saber que o educando não domina, no sentido de se buscar correlações concretas entre as relações não-conscientes com o mundo (mecânicas/ e as relações conscientes com o mundo (criticas. A ação pedagógica quando concreta parte de situações didáticas particulares e do exame dos principais fatores empíricos, científicos e sociais que as caracterizam. Esses fatores incluem todas as pessoas que estão envolvidas, direta e indiretamente no cotidiano da instituição ou local onde ocorre o trabalho pedagógico. A ação pedagógica crítica preocupa-se com a diversidade de problemas e indagações inerentes ao ato educativo. Os parâmetros político-pedagógico do ato educativo são buscados no próprio ato educativo, isto é, no ponto de conexão de suas contradições. Estes são alguns dos pontos que preocupam os autores e autoras desta coletânea, que, a modo próprio, tentam buscar reflexões e relatar experiências, objetivando contribuir com a minimização da problemática atual do trabalho pedagógico.