Os nossos dias são caracterizados pela incerteza e concorrência crescentes. Neste ambiente, dentre os grandes desafios colocados às organizações, está guiar suas ações com base em valores éticos, desenvolvendo políticas de responsabilidade social e, simultaneamente, atendendo aos interesses dos acionistas e todos aqueles que são influenciados pelas ações das organizações. Este livro é resultado das pesquisas acadêmicas desenvolvidas por professores em importantes instituições de ensino superior no Brasil e, particularmente, por docentes e discentes do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, - Mestrado em Administração - do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). O livro está dividido em duas partes. Na primeira, apresentamos ao leitor a fundamentação teórica daquilo que entendemos por ética, responsabilidade social e governança corporativa. Na segunda parte do livro, em quatro capítulos, os autores apresentam resultados de pesquisas com organizações empresariais mostrando como elas pensam, desenvolvem e implementam políticas de responsabilidade social, bem como, outras estratégias que resultem na agregação de valor para os acionistas. Finalmente, a expectativa deste trabalho é a contribuição para a melhoria das práticas gerenciais, condição fundamental para as organizações empresariais enfrentarem, com sucesso, os desafios de uma economia globalizada.