Desde que os estados pressionados pela onda neoliberal privatizaram o sistema de saúde e, cada vez mais, o sistema de previdência social, a maioria pobre da população foi lançada ao desamparo, frente ao colapso do sistema público de saúde e aos custos proibitivos das consultas médicas, exames laboratoriais, internações hospitalares e cirurgias na rede de clínicas privadas. Sem falar nos preços abusivos dos remédios, hoje em mãos de uma, por vezes, inescrupulosa indústria farmacêutica internacional. Considerando tal realidade, o CURSO DE VERÃO, a pedido dos seus participantes, decidiu enfrentar este tema tão crucial, na sua programação de 2003: "SAÚDE: CUIDAR DA VIDA E DA INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO." O livro-texto apresenta três seções: a primeira apresenta análise da realidade brasileira, feita pelo então deputado estadual Roberto Gouveia. A segunda seção, de caráter bíblico-teológico, traz duas reflexões: a primeira, feita pelo biblista camiliano Calisto Vendrame, trata da prática de Jesus e das primeiras comunidades frente a enfermidade, a cura e a saúde. O horizonte bíblico é complementado pela reflexão teológica preparada por Leonardo Boff, que insiste na atitude do cuidado como um modo de ser essencial para o humano nos dias de hoje, chamando a atenção para a necessidade de uma espiritualidade ecológica, que resgate a unidade profunda entre Deus e todo o criado. A terceira seção do livro, é dedicada à pastoral. Nela, são apresentadas as experiências de três mulheres: Tomiko Born, que debruça-se sobre o tema do idoso de maneira ampla e competente, sob um duplo enfoque, o da saúde e o da cidadania. Tomiko propõe uma aproximação inovadora e programática para o tema: "velhice não é doença" e "cidadania não tem idade". A Dra. Zilda Arns, oferece um relato simples e rico sobre como nasceu e se desenvolveu a Pastoral da Criança, que está completando vinte anos. Ainda na seção pastoral, Irma Schrammel apresenta a experiência desenvolvida no Centro Social Heliodor Hesse (CSHH), da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo, que desenvolve trabalhos psicosociais familiares e individuais, com crianças, adolescentes e adultos, promovendo a inclusão social.