A motivação para o desenvolvimento desse livro tem como base nossas experiências docentes na educação básica na rede escolar pública, na graduação e na pós-graduação nas universidades e outras instituições de ensino. E uma questão que sempre se afigura como central e problemática é a da metodologia. Muitas vezes a confusão entre técnicas de pesquisa e métodos, lacunas na compreensão de que metodologia consiste em teoria, passando pelas dificuldades na elaboração de projetos de pesquisa nos leva a pensar: Por que a questão metodológica se apresenta de modo tão dramático, angustiante, por vezes desesperador, para os candidatos ao ofício da ciência? Desde estas perspectivas, asseguramos que esse livro não tem a pretensão de ser um receituário de metodologias para se fazer pesquisa. Fato que, aparentemente, parece mais complicado ainda quando se trata das ciências sociais e humanas. É o que nos mostra alguns dos artigos que compõem este livro, em que a própria categoria metodologia passa a ser questionada. A verdade é que a metodologia não se reduz a métodos, posto que, do ponto de vista epistemológico e ético, implica em opções teóricas, reflexões, dúvidas, limites, desafios colocados ao pesquisador. Pois, é o momento no qual passamos a refletir sobre as escolhas que fazemos e quais as suas conseqüências (inclusive, "para os outros") na produção do conhecimento. Tomando emprestado a Levi-Strauss uma expressão conhecida, sem a intromissão da imaginação, da criatividade, da sensibilidade, desses "hóspedes não convidados" do conhecimento não há ciência, menos ainda a necessidade de refletir sobre metodologias.