A utilização de comitês, comissões, conselhos e outros órgãos colegiados em seus diversos tipos tem sido cada vez mais intensa. Os resultados apresentados para as empresas evidenciam-se como interessantes, desde que os referidos órgãos sejam adequadamente planejados, estruturados, coordenados, avaliados e aprimorados ao longo do tempo, bem como os profissionais que atuam nesses órgãos tenham elevada capacitação para tal. A prática tem demonstrado que no momento em que se alcança esse nível ideal de qualidade a administração da empresa fica mais lógica, ágil, inteligente e de menor custo. Com referência aos órgãos colegiados nas empresas, este livro se direciona a comitês, comissões e conselhos, basicamente pelo fato de esses serem criados com determinado nível básico de formalismo, o que disciplina as suas análises e debates. Já os órgãos colegiados criados de maneira mais informal, em um momento específico e com duração mínima, devem respeitar o básico evidenciado para os órgãos colegiados mais estruturados. Pelo menos, é isso que se espera das empresas. A importância deste livro está correlacionada a cinco assuntos: 1) Detalhamento das finalidades dos comitês, comissões e conselhos para as empresas. 2) Explicação de como se devem utilizar os comitês, comissões e conselhos em seus diversos tipos para otimizar os resultados das empresas. 3) Apresentação da melhor estruturação e forma de atuação dos comitês, comissões e conselhos nas empresas. 4) Explicação de como devem ser efetuados os processos de avaliação e de aprimoramento dos comitês, comissões e conselhos nas empresas. 5) Detalhamento das principais capacitações e como desenvolvê-las para trabalhar, com qualidade, com os comitês, comissões e conselhos nas empresas. Evidencia-se que todos esses assuntos são apresentados com elevada abordagem prática, facilitando a sua efetiva aplicação nas empresas, com qualidade, a curto prazo e com baixo custo. Livro-texto para as disciplinas Organização e Métodos, Estrutura Organizacional, Modelos de Administração e Governança Corporativa dos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia, Comunicações, Direito, entre outros. Livro orientativo para os profissionais que atuam em equipes multidisciplinares de trabalho. Livro de atualização e reciclagem profissional para os executivos e demais funcionários das empresas.