Neste livro, reunimos estudos, reflexões e pesquisas que aprofundam discussões nas seguintes temáticas: Psicologia na Formação Docente e Pesquisas em Educação. O produtivo diálogo entre a psicologia e a educação é proposto como fruto de reflexões e pesquisas que obrigam a pensar esta relação e o contexto educacional. O livro enfoca vários aspectos desta relação, mas não pretende tratar e nem esgotar todos eles. Os ensaios e as pesquisas reunidos neste livro enfocam as contribuições da psicologia para a formação docente e as reflexões às práticas pedagógicas. Publicar os nossos estudos e pesquisas é uma forma de compartilhar e divulgar o que se pensa, de expor-se e participar de diversos debates, de manter-se aberto a diálogos e alianças. Shakespeare, no seu famoso Romeu e Julieta, ao falar sobre o amor dizia: "Amor corre para o amor, como as crianças fogem da escola; mas amor se afasta do amor com olhos tristes como a criança que vai à escola".(Ato II, cena 2, aprox. 1595). Refletir sobre as práticas pedagógicas cotidianas desenvolvidas nas escolas e, a partir daí, encontrar alternativas que venham contribuir para a emancipação de todos os que fazem e sofrem educação é o objetivo principal dos textos apresentados neste livro. O trabalho do docente representa uma atividade complexa e de alto nível, exige formação continuada, conhecimentos e competências, temas que serão discutidos nesta brochura.