- Os Autores e suas obras Autores consagrados, reunidos em uma proposta que valoriza Aprender a ser, um dos pilares da Educação para o século XXI, segundo a Unesco.   Formação para a pluralidade Eixos pedagógicos da coleção   Competência Leitora Expõe o aluno a diferentes situações de uso e reflexão da língua e da linguagem, contribuindo para sua formação como sujeito ativo que interage com o texto na construção de sentidos.   Aprendizagem significativa As atividades possibilitam ao aluno estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios e os novos conteúdos estudados, garantindo uma apropriação efetiva dos conceitos, procedimentos e atitudes.   Mundo Plural Insere o aluno no contexto global do mundo em que vive, fortalecendo o respeito à diversidade. A cultura e as atividades de diferentes povos e regiões do mundo dão ao aluno uma perspectiva da multiculturalidade que marca o nosso tempo.   Estrutura ·         Os livros estão organizados em unidades e as atividades presentes em cada uma delas foram elaboradas de modo que contemplem pelo menos dois dos quatro eixos: Números e operações, Espaço e forma, Grandezas e medidas, Tratamento da informação. ·         Cada volume está organizado em 9 unidades, com aberturas que exploram obras de arte, textos, brincadeiras e jogos. ·         Para todos os anos há recursos didáticos no encarte com jogos de trilha, frações, cédulas e moedas, planificações de sólidos, Tangran e complementos de atividade.   Seções ·         Abertura da unidade – O trabalho proposto busca avaliar o conhecimento que os alunos já possuem sobre determinada ideia ou conceito (conhecimento prévio); relacionar Matemática e Língua, utilizando a leitura de diferentes tipos de textos, além de promover o contato com diversas formas de manifestação de linguagens (pinturas, esculturas, músicas); e relacionar Matemática e cidadania explorando situações com temas do cotidiano. ·         Problemateca – Apresenta coletânea de propostas de leitura, interpretação, resolução e formulação de problemas não convencionais que podem ser realizadas individualmente ou de preferência em duplas ou em pequenos grupos. ·         Jogos e brincadeiras – Apresenta jogos e brincadeiras na perspectiva da investigação e da problematização, tanto para retomar algum conceito já apresentado, quanto  para tratar de um conteúdo que será desenvolvido na Unidade. ·         Ler e escrever em Matemática – Por meio da leitura e da produção escrita de diferentes gêneros, desenvolve as competências leitora e escritora em Matemática e a habilidade de síntese de ideias relacionadas aos conceitos matemáticos. ·         Diferentes maneiras de calcular – Tem o objetivo de desenvolver estratégias ou procedimentos de cálculo escrito e mental, diferentes dos algoritmos convencionais (técnicas operatórias). ·         Faça sua estimativa – Favorece o desenvolvimento do senso numérico e de medidas. A habilidade de estimativa é abordada em três enfoques: estimativa de resultados de contagem (especialmente nos livros de 1º e 2º anos), estimativa de resultados de cálculo e estimativa do resultado de medições de diferentes grandezas. ·         Mais atividades – presente a partir do 3º ano, amplia os significados dos conceitos apresentados na unidade e resgata, na forma de sistematização, conceitos estudados em unidades anteriores. ·         Recordando – Promove a autoavaliação e pode ser usada como tarefa de casa, além de sinalizar caminhos para que o professor avalie seu planejamento e suas propostas. ·         Mundo plural – Tem por objetivo ampliar a visão dos alunos em relação à pluralidade de um conceito ou tema trabalhado na unidade, que será explorado por meio de textos, imagens e atividades coletivas e individuais. Os alunos refletirão sobre alguns aspectos das atividades humanas de diferentes povos ou regiões do Brasil ou do mundo, relacionadas a seus costumes, atividades culturais, de lazer e outros aspectos ·         Conversando sobre o que você aprendeu – Tem por objetivo promover a autoavaliação dos alunos. A partir dessa proposta, pretende-se que eles sejam levados a refletir sobre o próprio aprendizado, progressos e dúvidas.   Destaques ·         Há grande preocupação em identificar pontos de integração entre a Matemática e a língua materna. ·         A proposta é construir o conhecimento matemático por meio de redes de significado, estimulando o estabelecimento da maior quantidade possível de relações entre conceitos matemáticos e de outras disciplinas.