Pretende ser um guia para profissionais e pais que querem implementar uma prática inclusiva na educação pré-escolar e explora as barreiras e influências dos programas inclusivos para as crianças na primeira infância. Os capítulos abordam tópicos como: o ensino individualizado, questões de socialização em crianças com necessidades especiais, relações de colaboração entre os adultos, perceções das famílias sobre a inclusão, ecologia da sala e envolvimento ativo da criança, participação da comunidade, política social e diversidade cultural e linguística. Os autores de cada um dos tópicos apresentam soluções práticas para modificar atividades e sugerem materiais, apoios ambientais e estratégias de ensino. O livro resultou de um projeto de investigação desenvolvido pelo Early Childhood Research Institute on Inclusion (ECRII), nos EUA. O projeto envolveu um conjunto de investigadores de renome e profissionais de educação de infância que, durante cinco anos, se preocuparam com a recolha, análise e interpretação de informação que pais, educadores e crianças partilharam com eles em programas inclusivos. Um livro indispensável a todos os pais e profissionais que trabalham ou pretendam trabalhar em programas inclusivos.