Perante o cada vez maior insucesso escolar a que assistimos nos nossos dias, torna-se urgente reflectirmos seriamente no problema. E para que as soluções sejam eficazes é necessário conhecermos as suas origens. Na realidade, se só no período escolar se manifestam insuficiências e carências na aprendizagem, as suas causas remontam ao período pré-escolar, à primeira infância. É nesta altura que se lançam as bases que permitirão, futuramente, as aquisições escolares. Contudo, a importância das aprendizagens que se desenrolam no decurso da primeira infância, antes dos 4 anos, é, ainda, actualmente, insuficientemente tida em conta. Para Claudine Teyssèdre e Pierre-Marie Baudonnière, reformas profundas no que diz respeito às estruturas de acolhimento poderiam evitar parte dos insucessos na idade escolar.CLAUDINE TEYSSÈDRE, doutorada em Neurociências, a autora é "maître de conférences" na Universidade de Paris XI. Após ter trabalhado sobre um sistema de comando motor relativamente simples (o comando central da descarga nos peixes eléctricos), as suas investigações actuais, efectuadas no Laboratório de Fisiologia do Movimento, versam sobre o controlo postural e a lateralidade manual no homem. Os seus principais trabalhos estão publicados em revistas científicas especializadas. PIERRE-MARIE BAUDONNIÈRE é director de pesquisa no CNRS. Foi primeiramente membro do laboratório de Psicologia da Criança, dirige actualmente a equipa de psicobiologia do desenvolvimento no centro do Laboratório de Psicofisiologia Cognitiva no Hospital de Salpêtrière em Paris. As suas investigações actuais versam principalmente sobre o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo da criança no meio de técnicas comportamentais e electrofisiológicas. Doutorado em Psicologia, habilitado a dirigir pesquisas, foi secretário científico da secção de psicofisiologia e psicologia, depois encarregue de missão de assistente do director científico do Departamento de Ciências da Vida do CNR