A profissão de secretária ou assessor foi regulamentada no Brasil na década de 80. Nessa época era bastante comum pensar que a função desse profissional se limitava à recepção, atendimento telefônico, recebimento de correspondência, organização de arquivos, etc. Porém esse conceito mudou, hoje esses profissionais precisam ser multifuncionais. Existe, portanto a necessidade de acompanhar esse desenvolvimento através de cursos profissionalizantes de aperfeiçoamento. O livro Secretariado e Assessoria Administrativa aborda de forma clara e didática assuntos relacionados a essa profissão. Entre os tópicos abordados estão: Como atender bem internamente e externamente, presencial e não presencial. Administrar melhor seu tempo e do seu superior. Lidar com todos os tipos de arquivos, físicos e digitais, pelo modo usual ou americano. Atualizar-se quanto as normas gramaticais vigentes. Dicas para escrever melhor. Conhecer os tipos de documentos comerciais. Como organizar e preparar uma reunião eficaz. Preparar-se para uma viagem de negócios. Entender as normas ISO. Incorporar os 5 S. Elaborar um controle diário de caixa.