Quem nunca se pegou desejando algum produto que nem mesmo sabe muito bem para que serve, mas achou lindo e precisa ter em casa? Ou quem nunca achou que aquela máquina de café toda bonitinha é mais fácil de usar do que aquela outra menos atraente? Pois saber se as coisas bonitas realmente funcionam melhor do que as feias é um dos assuntos explorados, em Design emocional - Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia, pelo professor norte-americano de ciência cognitiva e consultor de usabilidade Donald Norman. Introduzindo o que seriam, para ele, os três tipos de design - o visceral, o comportamental e o reflexivo -, o autor conceitua o que é, enfim, o "design emocional" que nos repulsa ou atrai a determinado produto. Partindo do princípio dos três tipos de design - o visceral, o comportamental e o reflexivo -, o Donald A. Norman define o que é o "Design emocional" - que intitula o livro -, estética que nos repulsa ou atrai a determinado produto. Utilizando exemplos que fazem parte do dia-a-dia da maioria das pessoas, como a interação com computadores, a produção e o uso de fotografias e os objetos comprados em viagens, o autor explora a grande dúvida que aflige as pessoas - saber se as coisas bonitas realmente funcionam melhor do que as feias.