Cumprir currículos, vencer programas. Esse tem sido, basicamente, o papel atribuído ao(à) professor(a). Na maioria das vezes, seus processos formativos têm consistido em instrumentalizá-los(as), tecnicamente, para executar currículos, não neutros, não concebidos por eles(as). Superar, no percurso formativo, a separação entre concepção e execução, no campo curricular, foi o desafio assumido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. O processo esteve referenciado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, os quais fundamentam e instrumentalizam o conceber e o executar currículos. Esses, estruturados mediante o que denomina de temas geradores, obtidos em investigação junto à comunidade escolar, parece constituir algo único, presente em Freire, representando um potencial transformador insuficientemente explorado. A participação da comunidade escolar, na definição temática, pode significar um protagonismo, em geral, inexistente. Quais as causas da poluição, visível e invisível, aqui no Município? O que é possível fazer para reduzi-la? Esse foi o tema identificado e implementado em sete turmas de estudantes da Educação Básica. Tema complexo, como são a maioria dos problemas contemporâneos, não abarcável pela fragmentação curricular predominante. Complexidade que exigiu um trabalho interdisciplinar. A pertinência, o potencial, assim como desafios e limites, de várias naturezas, desse percurso formativo, constituem o foco do livro.