Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas na Área da Educação Matemática não se trata apenas de uma obra a respeito de um método de tratamento e análise de dados. Neste livro, os autores explicitam a maneira como registrar descrever os passos dados no texto das pesquisas, o movimento de cada uma das etapas da Análise de Conteúdo, atribuindo rigor metodológico ao processo de codificação e categorização dos dados em pesquisas que utilizam questionários, entrevistas, documentos e bibliografias como instrumentos de coleta de dados. A presente obra está organizada em três partes, que evidenciam algumas possibilidades da Análise de Conteúdo para pesquisas na área da Educação Matemática. Na primeira parte quatro capítulos os autores apresentam o referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo como procedimento de análise de dados em pesquisas qualitativas. Na segunda parte quatro capítulos, os autores apresentam os trabalhos produzidos na Disciplina de Tópicos Avançados: Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados em Pesquisas Qualitativas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGECM UNEMAT Barra do Bugres/MT. Na terceira parte seis artigos, os autores apresentam o movimento da Análise de Conteúdo em diferentes contextos análise de livros didáticos; análise de projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática; e análise de avaliações, como o Novo ENEM. Com base nos capítulos da presente obra, os leitores (estudantes e pesquisadores) compreenderão a Análise de Conteúdo como um procedimento sistemático para organizar, tratar, codificar e interpretar dados provenientes de toda classe de documentos e textos, a fim de compreenderem em profundidade o objeto da pesquisa, descrevendo não apenas os conteúdos manifestos nos dados, mas também interpretando os conteúdos latentes das mensagens.