A obra Contruindo o conhecimento: Ecologia é fruto do trabalho coletivo, da pesquisa e da prática docente na Educação Básica do ensino regular e na modalidade jovens e adultos. Escrito por Rosilene Siray e Paulo de Oliveira, conta com a participação de professores colaboradores de diversas áreas do conhecimento e demonstra, não apenas em seu conteúdo, mas em sua própria estrutura, a interação extremamente positiva entre a interdisciplinaridade e a metodologia de projetos. O livro aborda o tema "ecologia" e propõe atividades em que o questionamento e a experimentação são fundamentais tanto para os alunos quanto para os professores. Uma obra bem fundamentada, em que é possível verificar certa concisão e precisão tanto nas proposições como nas discussões teóricas - não estando, estas, nunca separadas uma da outra - o que demonstra a maturidade dos autores em relação às práticas propõem. Construindo o Conhecimento, por dar ênfase aos campos disciplinares de biologia e química, destina-se aos professores destas áreas, e pode ser tomado como exemplo de prática docente capaz de formar cidadãos capazes de ter uma visão mais ampla do conhecimento escolar, aproximando-se dele e, de fato, utilizando-se dele para lidar com questões de seu cotidiano.