Maria Angélica Guimarães Lopes, professora de Literatura Brasileira na Universidade da Carolina do Sul (EUA), investiga aspectos temáticos e estilísticos que ainda não foram devidamente examinados pela crítica literária brasileira. Para isso, ela se debruça sobre obras esquecidas ou analisadas com superficialidade, como as de Carmem Dolores, Oswaldo França Junior, Frei Betto, entre outros. A autora procura, assim, oferecer um panorama mais rico de cem anos da literatura brasileira. Sumário Apresentação: O Estilo Ensaístico de Maria Angélica Guimarães Lopes – Fábio Lucas Introdução: Antepassados e Contemporâneos: Cem Anos de Ficção Brasileira 1. O Banquete da Vida: Quincas Borba e O Nobabo 2. “Estátuas Esculpidas pelo Tempo”: Imagética como Caracterização em Quincas Borba e The Portrait of a Lady 3. Júlia Lopes de Almeida e o Trabalho Feminino na Burguesia 4. Carmem Dolores: Jornalismo, Literatura e Feminismo na Bela Época Brasileira 5. O Crime da Galeria Crystal, em 1909: A Jornalista como Árbitro 6. Aníbal Machado e o Sonho 7. Nas Asas do Boato: A Contística de Aníbal Machado 8. João Miramar e João Ternura: Filhos do Modernismo 9. Noite-Madrasta e Noite-Mãe: O Universo de João Alphonsus 10. A Estética do Malfeito: Clarice Lispector e a Legião Estrangeira 11. Eros e Tânatos: A Aposentadoria Relutante 12. A Coreografia do Desejo em A Dama do Bar Nevada 13. Anjos Insólitos: Protesto e Fantasia em Malamud e Frei Betto 14. Água e Ouro: O Brasil em Dois Romances de Oswaldo França Júnior