Escrito com uma linguagem objetiva, aprofundada e inteligível, Patrimônio cultural: consciência e preservação visa auxiliar os professores do ensino fundamental, médio e profissionalizante a dinamizarem o ensino e a aprendizagem sobre o que é patrimônio cultura e natural. Aqui, a autora busca assessorar o professor no o planejamento de atividades didáticas que favorecem a percepção dos nossos bens patrimoniais materiais (Olinda, Ouro Preto, Brasília), imateriais (capoeira, frevo, samba de roda) e naturais (Pantanal, Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha). Nesta direção, propõe a efetiva articulação entre a escola, a comunidade e o exercício da cidadania que são fundamentais para a promoção do direito à memória, à diversidade e à inclusão social. O livro chega num momento oportuno, no qual o reconhecimento das identidades plurais (gênero, religião, etnia) pressupõe a aceitação das diferenças culturais - chave para vivência em sociedade. Trata-se de um novo referencial na abordagem de tais temas nos currículos escolares.