Este livro apresenta uma análise das formas como a diferença etnia, gênero, deficiência etc.vem sendo tematizada e representada nos livros de literatura infantil disponíveis para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Traz também estudos sobre as formas como grupos de alunos de diferentes contextos socioculturais relacionam o significado de alguns desses livros com sua experiências anteriores e como discutiram e produziram textos com recursos variados a partir deles, em situações de interação.Este livro apresenta uma análise das formas como a diferença – etnia, gênero, 'deficiência' etc. – vem sendo tematizada e representada nos livros de literatura infantil disponíveis para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Traz também estudos sobre as formas como grupos de alunos de diferentes contextos socioculturais relacionam o significado de alguns desses livros com sua experiências anteriores e como discutiram e produziram textos com recursos variados a partir deles, em situações de interação.Este livro apresenta uma análise das formas como a diferença – etnia, gênero, 'deficiência' etc. – vem sendo tematizada e representada nos livros de literatura infantil disponíveis para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Traz também estudos sobre as formas como grupos de alunos de diferentes contextos socioculturais relacionam o significado de alguns desses livros com sua experiências anteriores e como discutiram e produziram textos com recursos variados a partir deles, em situações de interação.